Absurdo. Quem são os 62 bilionários(as) cuja riqueza equivale à de metade do mundo, ou 3,6 bilhões de pessoas

28/01/2016 | Economia

riqueza.jpg

O Mandato da deputada Marília Campos vai, no próximo período, dedicar um grande espaço em seu site ao debate da desigualdade social, que é a maior chaga social do mundo e, especialmente, do Brasil. Iniciamos este debate com uma pesquisa de uma ONG britânica sobre a desigualdade no planeta. 

Fernando Brito, do blog Tijolaço, escreve sobre a pesquisa da ONG Oxfam: “A BBC publica o gráfico aí de cima, onde se compara a riqueza das 62 pessoas mais ricas do mudo e a dos 50% mais pobres do planeta, “apenas” 3,6 bilhões de seres humanos. Igual”.(...) “O que faz com que cada indivíduo deste grupo “valha”, simplesmente, o mesmo que 58 milhões de pessoas. A proporção, como se vê nos números – baseados em dados do banco Credit Suisse e elaborados pela ONG britânica Oxfam – estão piorando desde a crise de 2008/09”. (...) “Chega a ser imoral dizer que isso é fruto da “liberdade”, onde cada um se afirma pelo mérito que possui. O estudo mostra também que aquela história dos 1% x 99% também “já era”: ano passado era assim, agora já é menos de 1% tendo tanta riqueza que mais de 99%”.

Fernando Brito conclui: “O que pede a Oxfam, entre outras coisas? O fim dos paraísos fiscais, verdadeiras baías piratas onde o capital se homizia e de onde sai em explorações predatórias sobre as nações, sobretudo as pobres. Que precisam de capital e, por isso, tem de aceitar que venham predá-las. Pode-se, porque não há outro jeito, conviver com esta ordem mundial. Mas não se pode, sob pena de perdermos a civilização e nos tornarmos aduladores da selvageria, deixar de apontá-la como monstruosa. Porque o capitalismo, antes de avassalar pessoas e países tem de avassalar ideias. Só assim se pode acreditar que seja justo que um indivíduo tenha 58 milhões de vezes o que possui outro e isto seja democracia e  “mundo livre”.

Veja quem são os 62 bilionários do planeta

Quem deu grande destaque à pesquisa da Ong Oxfam foi a BBC, televisão pública da Inglaterra, cujo governo é liberal. Afirma a BBC Brasil: “Nesta semana, a organização não governamental britânica Oxfam divulgou os resultados de um estudo no qual afirma que o 1% mais rico do mundo já detém tanta riqueza quanto o resto dos habitantes do planeta. Além disso, a ONG destacou que as 62 pessoas mais ricas têm tanto dinheiro e bens quanto metade da população global. A lista tem dois brasileiros: o empresário Jorge Paulo Lemann, que atua em uma série de setores – como de cervejarias e o de varejo –, e o banqueiro Joseph Safra”.

A Oxfam se baseou no ranking anual de bilionários compilado pela revista americana Forbes. Confira quem faz parte da lista:

(Posição – nome – patrimônio – setor/empresa – país)

ranking.jpg