
Parque Fernão Dias, em Contagem/Betim, está fechado, interditado e abandonado. Veja as fotos chocantes do local!
O Parque Fernão Dias, localizado na divisa entre os municípios de Contagem e Betim, é uma das maiores áreas verdes em região urbana da Grande Belo Horizonte. Foi inaugurado em 1980 e durante duas décadas teve uma enorme visitação devido aos seus atrativos em uma região muito carente de alternativas de lazer para a população. A deputada Marília Campos entrou na luta pela reforma e reabertura do Parque Fernão Dias. Foi criada a ONG “Amigos do Parque Fernão Dias”, que vem reunindo pessoas que querem defender o Parque.
O Parque Fernão Dias, quando de sua inauguração, tinha: 23 quadras poliesportivas; 2 campos de futebol; 6 duchas que refrescavam os visitantes em dias de calor; playground; pista de bicicross; minicidade; velódromo, que é o único do Estado; mirante; trilhas; uma lagoa; nascentes. Com área de 1,3 milhão de metros quadrados, quase 60% da área do Parque das Mangabeiras que tem 2,350 milhões de metros quadrados, o Parque Fernão Dias tem 60% de mata nativa e uma fauna que conta com raposa, mico-estrela, tatu, coelho e vários tipos de pássaros.
Hoje, o Parque Fernão Dias está interditado e abandonado. A única notícia boa é que a vegetação do local e as trilhas apresentam bom estado de conservação. Mas em relação aos outros atrativos a situação é de completo abandono.
Veja a seguir as fotos de Gilvan Silva e dos Amigos do Parque Fernão Dias: