Passageiros elogiam novos trens do metrô BH/Contagem, mas estrutura ficou pequena para a ampliação da demanda
O jornal Hoje em Dia, de 07/10/2015, publicou uma longa reportagem, da repórter Gabriela Sales, sobre o metrô BH / Contagem com duas constatações: os usuários aprovam os novos trens e a estrutura do metrô é insuficiente para atender a demanda.
Passageiros aprovam os novos trens
O metrô Belo Horizonte / Contagem está colocando em funcionamento, de forma gradual, dez novos trens na sua frota. Diz o jornal: “Passageiros do metrô aprovaram as novas composições, em circulação há quase um mês. Eles ressaltam o ganho em conforto. “Os novos vagões são amplos. Não tem mais aperto durante a viagem”, afirma a servidora pública Dayane Chamy”.
Continua o jornal: “Com capacidade para transportar até 1.300 passageiros, os novos trens são mais modernos e oferecem ar-condicionado, janelas e portas mais largas, circuito fechado de vídeo com câmera de segurança interna e externa, além de sonorização digital e 32 monitores por trem para a comunicação com os passageiros. “A viagem ficou mais segura, principalmente para pessoas como eu, que têm deficiência visual. Sei que agora o maquinista pode me ver entrar e sair do vagão”, diz o estudante Sérgio Sampaio, de 29 anos”.
A implementação os novos trens será de forma gradativa. Afirma o Hoje em Dia: “De acordo com a CBTU, as novas composições serão integradas ao sistema de forma gradativa na programação do horário do metrô”.(...) “Espero que a CBTU coloque todos os novos trens em operação depressa. Quem anda no sistema não troca por nada”, afirma a estudante Bruna Rodrigues, de 26 anos”. (...) “A administradora Rafaia Bueno de Assis, de 33 anos, ainda não teve oportunidade de viajar na nova composição, mas acredita que a modernização traz melhorias para os passageiros. “O metrô de BH precisa inovar para que mais pessoas fiquem atraídas e passem a utilizá-lo. Quem sabe, assim, diminui a quantidade de carros nas ruas”, avalia.
Estrutura do metrô ficou pequena para tanta gente
Relata o jornal Hoje em Dia: “Ao fim do processo de implantação de dez novas composições, a capacidade do metrô de Belo Horizonte passará dos atuais 220 mil usuários ao dia para 350 mil. Fora dos trilhos, porém, a estrutura do sistema continuará a mesma. O Hoje em Dia percorreu as estações para mostrar problemas que poderão ser evidenciados pelo aumento de 60% na demanda”.(...) “Passarelas estreitas, plataformas que não suportam o volume de pessoas e falta de espaço para o embarque e desembarque, além de insegurança, são algumas das queixas”.
O jornal detalha os problemas existentes: “Na Estação Eldorado, por exemplo, o aperto é rotina para quem utiliza o sistema, especialmente nos horários de pico. Pela manhã, o empurra-empurra na plataforma ganha corpo na hora de embarcar. É tanta gente que há risco de acidentes”.(...) “Todos os dias, os funcionários fecham parte das catracas por causa da quantidade de gente. É um absurdo”, relata a estudante Jéssica Antunes, de 23 anos”.(...) “À noite, quando o fluxo de pessoas se inverte, a briga é por um espaço na estreita escada rolante. “Tenho medo de ser empurrada e acabar machucando”, diz a fisioterapeuta Ametista Franco, de 46 anos”.(...) “Ainda no Eldorado, o acesso da estação à rua Jequitibás, onde muita gente continua o trajeto de ônibus, beira o absurdo. A rampa é estreita e causa longas filas. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) garante que o fechamento de catraca ocorre em situações extremas, para controlar o fluxo de passageiros em casos de anomalias no sistema”.
Problemas são relatados também na Estação Vilarinho: “No outro extremo da Linha 1 do metrô, mais problemas de acessibilidade. Escadas rolantes em constante manutenção e elevadores interditados obrigam passageiros da Estação Vilarinho a se espremerem em uma única escada. Falhas comuns também à Estação Vila Oeste. “O trânsito fica limitado com o sobe e desce de pessoas. Faltam melhorias”, diz o office-boy Fernando Santos, de 20 anos”.
O Hoje em Dia ouviu também a CBTU: “Em nota, a CBTU informou que tem investido em melhorias no acesso às plataformas, saguões e banheiros. A empresa ressalta que as áreas externas são de responsabilidade da Segurança Pública”.